Carregando

Buscar

Futebol

Na briga pela taça: veja as chances de Atlético-MG, Flamengo, Palmeiras, Bragantino e Fortaleza de vencer o Campeonato Brasileiro 2021

Compartilhe

O Flamengo de 2019 foi campeão brasileiro com o melhor aproveitamento da história dos pontos corridos, com 79%, sob o comando de Jorge Jesus. A equipe somou 45 pontos nos primeiros 20 jogos. Já em 2021, quem está em um cenário parecido é o Atlético-MG, que alcançou a mesma pontuação a vencer o Sport na última rodada.

O Galo tem 75% de aproveitamento na competição deste ano e lidera com vantagem de sete pontos para o Palmeiras e 11 para o Flamengo (que tem dois jogos a menos). De acordo com o “Globo Esporte”, para alcançar o títulos, os matemáticos estipulam um aproveitamento em torno de 66,7% dos pontos. Isto é, quatro pontos a cada seis, o que significa fazer 76 pontos ao fim do campeonato.

Caso mantenha o ritmo, a equipe mineira tende a finalizar a competição entre  85 e 86 pontos, acima da projeção necessária para conquistar o título. Caso sofra uma queda de rendimento e tenha aproveitamento de 66,7% nas próximas 18 rodadas, o Galo obrigaria os adversários, Flamengo e Palmeiras, a buscar mais que os 75% atuais do time. 

Foto de capa: Getty Images
João Felix

Para o vice-líder, Palmeiras, se mantiver os números de hoje, com derrota no confronto direto, com 63,3% dos pontos, chegando a 11 vitórias nesses 17 jogos, o Atlético-MG só precisará vencer oito nas mesmas 17 partidas para ficar à frente do rival. 

No entanto, se vencer o confronto direto a distância se encurta para quatro pontos. Assim, terá que somar cinco pontos a mais do que o Atlético-MG em 17 jogos a disputar. Se o Galo mantiver os 75% de aproveitamento, o Palmeiras terá de vencer 16 partidas e empatar a última.

Já o Flamengo só terá números melhores do que os do Palmeiras em caso de vitória nos dois jogos atrasados. Se somar quatro pontos, os times empatam na tabela. Sob o comando de Renato, o Flamengo tem 70,3% de aproveitamento em nove jogos no Brasileirão, sendo seis vitórias, um empate e duas derrotas.

Mesmo vencendo o confronto direto e os jogos atrasados, o Flamengo ainda precisa que o Galo caia de rendimento ou que seu retrospecto sob o comando de Renato Gaúcho melhore ainda mais.

Além do trio, Bragantino e Fortaleza seguem vivos na briga pelo título do Campeonato Brasileiro. A matemática para os times é bem parecida. Para o paulista, a situação é um pouco melhor, pois tem um jogo a mais para disputar e ainda conta com o confronto direto frente ao Atlético-MG para reduzir a distância que é de 12 em relação ao líder.

O Fortaleza tem mais 17 jogos a serem disputados e soma hoje 33 pontos. Se sofrer mais três derrotas, não chegará mais aos 76 pontos, o que, matematicamente, afasta do título. 

Em destaque