O Flamengo de 2019 foi campeão brasileiro com o melhor aproveitamento da história dos pontos corridos, com 79%, sob o comando de Jorge Jesus. A equipe somou 45 pontos nos primeiros 20 jogos. Já em 2021, quem está em um cenário parecido é o Atlético-MG, que alcançou a mesma pontuação a vencer o Sport na última rodada.
O Galo tem 75% de aproveitamento na competição deste ano e lidera com vantagem de sete pontos para o Palmeiras e 11 para o Flamengo (que tem dois jogos a menos). De acordo com o “Globo Esporte”, para alcançar o títulos, os matemáticos estipulam um aproveitamento em torno de 66,7% dos pontos. Isto é, quatro pontos a cada seis, o que significa fazer 76 pontos ao fim do campeonato.
Caso mantenha o ritmo, a equipe mineira tende a finalizar a competição entre 85 e 86 pontos, acima da projeção necessária para conquistar o título. Caso sofra uma queda de rendimento e tenha aproveitamento de 66,7% nas próximas 18 rodadas, o Galo obrigaria os adversários, Flamengo e Palmeiras, a buscar mais que os 75% atuais do time.