Carregando

Buscar

Futebol

Público nos estádios do Brasileirão? Veja quais cidades já autorizaram a volta dos torcedores

Compartilhe

Na última quinta-feira (16), foi suspenso o efeito da liminar que o Flamengo tinha e possibilitava a presença de público na 23ª rodada do Brasileirão. Isso faz com que os clubes e a CBF voltem a discutir sobre uma volta do público aos estádios do Brasil em outubro, em conjunto com a necessária autorização das autoridades dos estados.

Segundo o portal “UOL Esporte”, os clubes decidiram num conselho técnico que o público só será aceito caso todas as praças tenham autorização. Atualmente Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Cuiabá, Chapecó e Goiânia aprovaram os protocolos — cada cidade com particularidades e percentuais de ocupação diferentes. 7 dos 11 estados representados na Série A deram o “ok”, e estão no aguardo de São Paulo, Pernambuco, Ceará e Bahia.

O estado de Pernambuco, especificamente, parece ainda estar longe de concordar com os critérios. Na última quinta-feira houve uma reunião com o governador Paulo Câmara (PSB) e Evandro Carvalho, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol. Existe pessimismo dentro da federação, pois na última quarta-feira (15) o governo declarou que o estado de calamidade pública ocasionado pela pandemia de Covid-19 se prolongará por mais três meses.

Já o Rio de Janeiro encabeça a “batalha” pela volta do público: nesta sexta-feira (17) a prefeitura do Rio publicou um decreto autorizando 50% da capacidade total de público em eventos esportivos na cidade, passando a vigorar na próxima segunda-feira (21). A previsão é de que a 23ª rodada do Brasileirão seja disputada ainda sem torcedores nos estádios.

Foto de capa: Getty Images

João Felix

Em destaque