Carregando

Buscar

Futebol

Jogadores sul-americanos da La Liga poderão jogar as partidas de setembro das eliminatórias da Copa

La Liga
Compartilhe

O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) recusou o pedido da La Liga para que os jogadores sul-americanos do campeonato espanhol não fossem liberados para os jogos das Eliminatórias Sul-Americana para a Copa do Mundo de 2022.

O recurso negado neste domingo (29), argumentava que a data Fifa com dois dias a mais, infringiu o regulamento da própria Fifa e, por isso, prejudicava os clubes que tinham jogadores convocados pelas seleções sul-americanas.

Diante disso, a La Liga decidiu entrar com uma medida cautelar no TAS contra a decisão da Fifa em ceder mais uma data de partida para as eliminatórias realizadas pela Conmebol.

Com a recusa do pedido espanhol, a La Liga, e consequentemente seus clubes, terão que liberar todos os atletas que foram convocados pelas seleções sul-americanas.

No caso da seleção brasileira, os jogadores afetados diretamente pela decisão do TAS foram: Casemiro, Éder Militão e Vinícius Júnior (trio do Real Madrid), e Matheus Cunha (recém chegado ao Atlético de Madrid).

A decisão do TAS também afeta a Premier League?

Inicialmente, não. A Premier League e os clubes ingleses decidiram não liberar os jogadores por conta das medidas restritivas relacionadas à pandemia de coronavírus. Não tem relação com a questão das datas impostas pela Fifa, diferentemente do que acontece nos campeonatos italiano, francês e espanhol.

E agora?

A Fifa celebrou a decisão do Tribunal Arbitral do Esporte explicou novamente o motivo de sua decisão de conceder mais uma data para as eliminatórias da Conmebol. Diante disso, a La Liga terá que acatar a decisão e fazer mudanças, o que já ocorreu.

A entidade que controla o campeonato espanhol já divulgou as mudanças que serão feitas no calendário da competição. As partidas que seriam logo após a última rodada das eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2022, foram adiadas. Além disso, a La Liga também disponibilizou voos para realizar o deslocamento exclusivo de jogadores da sua competição.

(Foto de capa: Reprodução/Twitter/La Liga)

Tags

Em destaque