Carregando

Buscar

Futebol

Fifa planeja diminuir período das Eliminatórias, datas de jogos das seleções e realizar Copa do Mundo a cada dois anos

Compartilhe

Um grupo liderado pelo ex-técnico do Arsenal Arsène Wenger trabalha na Fifa a fim de criar um novo calendário para o futebol mundial. Além de mudar o formato das Eliminatórias, para não prejudicar mais os times, há também a ideia de alterar a realização da Copa do Mundo para dois em dois anos.

A entidade máxima de futebol, presidida por Gianni Infantino, deve propor já para o Mundial de 2026 que as confederações utilizem, no máximo, oito datas para definir seus classificados. A Conmebol, por exemplo, usa atualmente 18 datas para sua longa Eliminatória por pontos corridos. As informações foram divulgadas pelo jornalista Marcel Rizzo, do “UOL Esporte”.

Ideia é diminuir os meses em que os jogadores deixam seus clubes na Europa ou Ásia para cruzar o continente para atuar por seus países na América do Sul, por exemplo.

Foto de capa: Getty Images
João Felix

Atualmente, em um calendário normal, cinco meses do ano têm data-Fifa: março, junho, setembro, outubro e novembro, com máximo de dois jogos em cada. Uma das ideias é concentrar as Eliminatórias em um mês apenas, com oito rodadas, ou então dividir em, no máximo, dois meses. 

Os clubes, portanto, teriam que liberar seus atletas somente nessas datas, além de torneios continentais, como Eurocopa e Copa América e, claro, a Copa do Mundo. Além de beneficiar os clubes, seria bom para as seleções, que ganhariam períodos mais longos de trabalho junto aos convocados.

Diferentemente da Europa, que paralisa os torneios domésticos nas datas-Fifa, o Brasil segue com as competições normais, o que gera revolta na diretoria dos clubes. A Copa América e as Olimpíadas, por exemplo, estão sendo motivos para discussão entre a CBF e os dirigentes dos times brasileiros.

Sobre a Copa do Mundo ocorrer de dois em dois anos, a Fifa aprovou em maio a proposta da Arábia Saudita e irá analisar o tema. No plano da entidade, a diminuição dos meses de datas-Fifa abriria um espaço para torneios  de clubes, como seu Mundial com 24 participantes.

No entanto, ainda não há um veredicto sobre a mudança no período de realização da Copa do Mundo. Atualmente, o torneio é jogado a cada quatro anos após diversas disputas das Eliminatórias. 

Em destaque