Carregando

Buscar

Futebol

Após decisão da Uefa, Conmebol estuda acabar com a regra do gol fora de casa na Libertadores e na Sul-Americana

Compartilhe

Após anúncio da Uefa na última semana, a Conmebol pode suspender a validação da regra do gol fora de casa na Libertadores e na Sul-Americana. Se aprovada pelo Conselho da Conmebol, a mudança passará a valer a partir da edição 2021/22, sendo mantida na atual disputa. As informações são do “UOL Esporte”.

Esta não é a primeira vez que há discussão na América do Sul para o fim do critério de desempate. Em 2019, o Brasil sugeriu a mudança e, mesmo tendo o apoio do então presidente da entidade Alejandro Dominguez, não houve decisão favorável a todos. 

A Conmebol adotou a ideia do gol fora de casa em 2005 por influência da Uefa, e passou a invalidar o critério a partir das finais em 2008, quando eram disputadas em duas partidas. Desde 2018, porém, os campeões das competições são decididos em jogo único, sem contar com a regra. Ao contrário da entidade europeia, a direção sul-americana estuda pular direto para a disputa de pênaltis em caso de empate no tempo regulamentar, ou seja, sem prorrogração.

Foto: Reprodução/Twitter/Conmebol

João Felix

Em destaque