Carregando

Buscar

Futebol

Dinamarca avança, França se classifica sem jogar e Portugal pode até perder; entenda o cenário atual da Eurocopa

Compartilhe

A Eurocopa começa a consolidar suas primeiras definições quanto a classificados para as oitavas de final. Nesta segunda-feira (21), a Dinamarca venceu a Rússia por 4 a 1 e contou com a ajuda da Bélgica para alcançar o segundo lugar do grupo B. Na chave C, a Holanda confirmou o favoritismo e terminou como líder, já a Áustria, pela primeira vez na história, passou da fase de grupos e deixou a Ucrânia em perigo. Estes resultados influenciam bastante os próximos dias do torneio.

 

Com as derrotas da Finlândia e da Ucrânia, a França garantiu a classificação mesmo sem ter entrado em campo pela terceira rodada. Quem também pode se aproveitar destes tropeços é Portugal. Cristiano Ronaldo e companhia podem perder até por dois gols de diferença para os franceses na próxima quarta-feira (23), contando com a vitória ou o empate da Alemanha contra a Hungria, que se classificarão. A Espanha entra em campo em condição parecida, precisando de apenas mais um empate, desta vez contra a Eslováquia. 

Estas contas se explicam pela pontuação e saldo de gols de Finlândia e Ucrânia, que ocupam as terceiras colocações dos grupo B e C, respectivamente, com três pontos cada. Enquanto os finlandeses possuem um saldo de gols de -2, os ucranianos estão com -1. A França, por já ter 4 pontos e pelo regulamento da Eurocopa, em que quatro das seis terceiras colocadas avançam, passou automaticamente com os duelos desta segunda-feira. Por ter saldo positivo de um tento, Portugal pode perder para a seleção de Deschamps por até dois gols de diferença, já que marcou mais vezes que a Ucrânia em caso de critério de desempate secundário. 

João Felix

Dessa forma, já estão classificadas para as oitavas de final: a Itália, o País de Gales, a Suíça, a Bélgica, a Dinamarca, a Holanda, a Áustria, a República Tcheca, a Inglaterra, a Suécia e a França. Nesta terça-feira (22), os ingleses decidirão o primeiro lugar do grupo D com os tchecos, enquanto Croácia e Escócia duelarão por uma possível vaga. Um empate tira as chances das duas seleções, enquanto se uma das duas vencer, estará entre os melhores terceiros. Restam cinco vagas para os últimos dois dias de fases de grupos.

Foto: Getty Images

Em destaque