No último final de semana, os campeonatos europeus de clubes tiveram suas últimas partidas da temporada 2020/21 e definiram os classificados às competições internacionais. Com isso, os vencedores individuais também são divulgados, a começar pelo maior goleador da temporada: Robert Lewandowski, do Bayern, com 41 gols.
O número alcançado por Lewa não é somente expressivo no que se diz respeito à quantidade, mas significa também a quebra de um recorde de mais de 30 anos. Em 1972, o alemão Gerd Muller anotou 40 gols em uma só temporada do Campeonato Alemão. Além disso, a quantia não foi alcançada nem por Lionel Messi, que foi o segundo colocado, com 30 gols. Cristiano Ronaldo com 29, André Silva com 28, Erling Haaland e Kylian Mbappé, ambos com 27, completam o top 5.
Vale observar que Paul Onuachu, do Genk, terminou o Campeonato Belga com 29 gols, mas não figura no top 10 devido ao “peso” dado à competição de seu país no ranqueamento da Uefa (1,5 contra 2 do Campeonato Inglês, Espanhol, Italiano, Alemão e Francês).