A Fifa divulgou nesta sexta-feira a configuração dos potes para o sorteio dos torneios de futebol das Olímpiadas de Tóquio após a confirmação de todas as seleções participantes. Os grupos das disputas femininas e masculinas serão definidos na próxima quarta-feira (21).
O Brasil é a cabeça-chave entre os homens e fica no pote 2 entre as mulheres. O evento acontecerá em Zurique, sede da entidade.
Sobre a competição masculina, os 16 participantes foram divididos em quatro potes com quatro times em cada, levando em consideração os desempenhos nos últimos cinco torneios nos Jogos Olímpicos. Os cabeças de chave serão Brasil, Argentina e Coreia do Sul, além do anfitrião Japão.
📈 The 16 Men’s Olympic Football Tournament teams have been ranked and allocated pots for Wednesday’s draw 🔢@Olympics#OlympicFootball#Tokyo2020
Já para as disputas femininas, o critério usado foi o ranking mundial da Fifa, que teve a nova edição divulgada nesta sexta-feira. O top-10 ficou desta forma, na respectiva ordem: Estados Unidos, Alemanha, Holanda, França, Suécia, Inglaterra, Brasil, Canadá, Austrália e Coreia do Norte. As 12 seleções participantes foram divididas em quatro grupos com três equipes em cada um.
🔝USA reasserts dominance in latest standings 🇺🇸 🆙 The Netherlands replace France on the podium 🇳🇱
A Fifa indica que os dois sorteios têm como princípio garantir que nenhum dos grupos tenha mais de uma equipe da mesma confederação. No grupo masculino, não haverá problema, visto que a Argentina é cabeça-chave assim como o Brasil. No entanto, no torneio masculino, poderia haver o encontro com a seleção chilena. Neste caso, as opções restantes para as brasileiras são Nova Zelândia ou Zâmbia.
O torneio feminino de futebol das Olimpíadas de Tóquio começa no dia 21 de julho, e a competição masculina terá início no dia 22. A final entre as mulheres será disputada no dia 6 de agosto, e a decisão dos homens acontecerá no dia 7 do mesmo mês no estádio Internacional de Yokohama – palco da final da Copa do Mundo de 2002.