Carregando

Buscar

Futebol

Fifa divulga potes para sorteio de torneios de futebol para as Olímpiadas

Compartilhe

A Fifa divulgou nesta sexta-feira a configuração dos potes para o sorteio dos torneios de futebol das Olímpiadas de Tóquio após a confirmação de todas as seleções participantes. Os grupos das disputas femininas e masculinas serão definidos na próxima quarta-feira (21). 

O Brasil é a cabeça-chave entre os homens e fica no pote 2 entre as mulheres. O evento acontecerá em Zurique, sede da entidade. 

Sobre a competição masculina, os 16 participantes foram divididos em quatro potes com quatro times em cada, levando em consideração os desempenhos nos últimos cinco torneios nos Jogos Olímpicos. Os cabeças de chave serão Brasil, Argentina e Coreia do Sul, além do anfitrião Japão.

Foto de capa: Reprodução/Fifa
João Felix

Já para as disputas femininas, o critério usado foi o ranking mundial da Fifa, que teve a nova edição divulgada nesta sexta-feira. O top-10 ficou desta forma, na respectiva ordem: Estados Unidos, Alemanha, Holanda, França, Suécia, Inglaterra, Brasil, Canadá, Austrália e Coreia do Norte. As 12 seleções participantes foram divididas em quatro grupos com três equipes em cada um.

Torneio feminino:

  • Pote 1: Japão, Estados Unidos, Holanda;
  • Pote 2: Suécia, Grã-Bretanha e Brasil;
  • Pote 3: Canadá, Austrália e China;
  • Pote 4: Nova Zelândia, Chile e Zâmbia.

A Fifa indica que os dois sorteios têm como princípio garantir que nenhum dos grupos tenha mais de uma equipe da mesma confederação.  No grupo masculino, não haverá problema, visto que a Argentina é cabeça-chave assim como o Brasil. No entanto, no torneio masculino, poderia haver o encontro com a seleção chilena. Neste caso, as opções restantes para as brasileiras são Nova Zelândia ou Zâmbia.

O torneio feminino de futebol das Olimpíadas de Tóquio começa no dia 21 de julho, e a competição masculina terá início no dia 22. A final entre as mulheres será disputada no dia 6 de agosto, e a decisão dos homens acontecerá no dia 7 do mesmo mês no estádio Internacional de Yokohama – palco da final da Copa do Mundo de 2002.

Em destaque