Carregando

Buscar

Futebol

TV causa polêmica ao usar letras minúsculas no placar de Espanha e Kosovo, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo

Compartilhe

Um conflito diplomático entre Espanha e Kosovo interferiu diretamente no primeiro encontro das seleções pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Isto porque os espanhóis não reconhecem o país como independente, e na transmissão pela “RTVE”, TV estatal espanhola, usou letras minúsculas no placar da transmissão.

No entanto, a atitude não pegou bem nas redes sociais e provocou diversas críticas. Um internauta escreveu: “Absolutamente patético”. Outro publicou: “RTVE usando ‘ESP’ em maiúsculas e ‘kos’ em minúsculas. Mais dispostos a ridicularizar internacionalmente do que aceitar a realidade”. Além deles, um usuário completou: “Esperamos que o Kosovo vença”. 

O Kosovo é um pais de reconhecimento ainda limitado, localizado na região da antiga Iugoslávia, que declarou independência em 2008, após receber apoio dos Estados Unidos. Aos poucos, outros países também reconheceram, mas algumas das grandes potências como China, Russa e Espanha ainda não lhes conferem o status de um país independente. 

Foto de capa: Reprodução/Internet
João Felix

A Real Federação Espanhola (REF) se refere ao país como “território de Kosovo”, o que não agradou a federação kosovar, que chegou a ameaçar caso seu hino e sua bandeira não pudessem estar presentes. 

O jornal “Sport” revelou que os comentaristas da “RTVE” não podem utilizar o termo “país” ou “Kosovo” durante a transmissão, apenas “território de Kosovo” ou “equipe da federação Kosovo”. 

Em destaque