Carregando

Buscar

Futebol Stick

Ibrahimovic critica posicionamentos políticos de LeBron James e astro da NBA rebate

Zlatan Ibrahimovic
Compartilhe

No último dia 25 de fevereiro, o atacante Zlatan Ibrahimovic concedeu uma entrevista ao “Disney+”, da Suécia, e falou a respeito de LeBron James e seu envolvimento com a política. A fala, no entanto, foi repudiada pelo jogador da NBA, que rebateu.

Segundo Ibrahimovic, atletas não deveriam falar sobre política ou realizar atos deste cunho. “LeBron é fenomenal no que faz, mas não gosto quando as pessoas que têm algum tipo de status fazem política. Faça o que você faz bem. Faça a categoria que você faz. Eu jogo futebol porque sou o melhor nisso”, disse o atacante do Milan.

LeBron James é um dos principais jogadores presentes na luta pelos direitos humanos, o que vai desde a luta antirracista ao apoio às mulheres. Desde que sofreu uma tentativa de silenciamento pela apresentadora Laura Ingraham com a frase “shut up and drible” (calar a boca e driblar), ele intensificou seus posicionamentos na NBA com a campanha “More Than An Athlete”. Além disso, também possui um projeto escolar chamado “I Promise School” em Cleveland.

“Nunca vou calar a boca sobre as coisas que estão erradas. Eu prego sobre meu povo e sobre igualdade, injustiça social, racismo, repressão eleitoral sistemática, coisas que acontecem em nossa comunidade. Tenho um grupo de mais de 300 crianças na minha escola que estão passando pela mesma coisa e precisam de uma voz. Eu sou a voz deles e eu vou usar minha plataforma para esclarecer coisas que estão acontecendo, não apenas em minha comunidade, mas ao redor deste país e ao redor do mundo.”

disse LeBron em entrevista coletiva

James fez questão de mencionar o que fez Renee Montgomery, agora ex-atleta da WNBA e proprietária do Atlanta Dream, como uma situação em que ele não poderia ficar calado. Além disso, chamou a atenção para as alegações de racismo e xenofobia sofridas por Ibrahimovic, inclusive a mais recente na Sérvia, já que criticar seu envolvimento com política torna o atacante hipócrita.

“É engraçado que Ibrahimovic disse isso porque eu acredito ele é o mesmo cara que em 2018, quando retornou à Suécia, estava falando sobre as mesmas coisas. Seu sobrenome não era um sobrenome, e ele sentiu que estava acontecendo algum racismo enquanto estava em campo. Eu pensei que ele disse isso. Falo com uma mente muito educada. Eu sou o cara errado para ele atacar, eu faço meu dever de casa.”

disse LeBron

Desde que criou a “I Promise School”, LeBron James atende mais de 450 crianças terceira à sexta série, além de prestar auxílio habitação a 50 famílias. A campanha “More Than A Vote” em prol da conscientização de voto rendeu mais de 42 mil voluntários às seções de votação nos Estados Unidos.

Foto de capa: Getty Images

João Felix

Em destaque