Carregando

Buscar

Futebol

Ibrahimovic é vítima de xenofobia em jogo pela Liga Europa e Estrela Vermelha se desculpa

Ibrahimovic
Compartilhe

O atacante Zlatan Ibrahimovic foi vítima de insultos xenofóbicos durante a partida entre Milan e Estrela Vermelha, pela Liga Europa, na Sérvia. Mesmo estando na arquibancada, pois não foi utilizado, o jogador não escapou de ser xingado de “Balija sujo”.

Nascido na Suécia, Ibra possui descendência bósnia por parte de pai, que é muçulmano. Segundo Arnesa Buljusmic, vice-presidente do projeto “Remember Srebrenica”, cidade da Bósnia & Hezergovina que sofreu um massacre pelo exército da Sérvia em 1995, o termo direcionado ao jogador significa uma calúnia feita por nacionalistas sérvios contra muçulmanos bósnios, sendo uma das maiores ofensas.

“Vídeo chocante de Zlatan Ibrahimovic, que é etnicamente bósnio, sendo assediado e tendo calúnias étnicas cuspidas contra ele no jogo do Estrela Vermelha de Belgrado. “Balija” é uma calúnia para os bósnios usada há anos pelos nacionalistas sérvios, especialmente como um dos maiores insultos.”

escreveu Arnesa Buljusmic

No vídeo, Ibrahimovic não responde e, posteriormente, o Milan também não se pronunciou sobre os ataques sofridos. Por outro lado, o Estrela Vermelha emitiu uma nota pela imprensa sérvia onde declarou apoio ao jogador.

“O Estrela Vermelha condena de maneira veemente os insultos direcionados a Zlatan Ibrahimovic. Como clube, temos feito de tudo para que a organização do jogo esteja ao nível das duas grandes equipes e não permitiremos que um único ato primitivo manche a tradicional hospitalidade do nosso país e do nosso povo.”

declarou o clube

A partida foi realizada no estádio Marakana com portões fechados, mas o Estrela Vermelha afirmou que o público era composto de convidados e jornalistas. Dentro de campo, o jogo terminou com um empate em 2 a 2. A volta ocorre no San Siro, em Milão, na próxima quinta-feira (25).

Foto: Getty Images

João Felix

Em destaque