Carregando

Buscar

Futebol

Fifa exalta título de 1951 do Palmeiras: “campeão global”

Compartilhe

Na véspera da estreia do Palmeiras no Mundial de Clubes de 2020, a Fifa publicou uma extensa matéria em seu site oficial em que exaltou os grandes times do Verdão no século XX. A primeira dessas equipes citadas foi a de 1951, que venceu a Copa Rio daquele ano em cima da Juventus, no Maracanã. A conquista foi designada como “glória global” pela entidade.

A discussão se tal título deve ser considerado um ‘Mundial’ para o Palmeiras já vem de algum tempo. Apesar de o texto da matéria dizer que foi um “campeonato mundial sonhado por anos”, a Fifa só considera Mundial os torneios disputados a partir da década de 1960. O Alviverde vem, portanto, brigando nos últimos tempos para que a entidade máxima do futebol reconheça essa conquista como um Mundial.

João Felix

“Um campeonato mundial havia sido sonhado e discutido por anos por alguns dos maiores percursores do futebol – Jules Rimet, Ottorino Barassi e Stanley Rous entre eles – e finalmente foi marcado para 1951 no Brasil, que recentemente sediou a Copa do Mundo FIFA. A competição de oito times envolveu algumas das melhores equipes da Europa, o gigante uruguaio Nacional e a dupla brasileira Vasco da Gama e Palmeiras, que se classificaram como finalistas do Torneio Rio-São Paulo”, escreveu o site da entidade.

O” Rio de Janeiro estava lotado no dia da decisão, com cerca de 10.000 italianos lotando seus hotéis, certos de que a Juve sairia triunfante. Ainda assim, Liminha, um jovem de 21 anos que havia começado o torneio no banco, ajudou a marcar a estreia e marcou um gol no final do jogo, que conquistou o título no empate de 2 a 2 diante de mais de 100.000 no Maracanã”, comentou a FIFA sobre o jogo do título do Palmeiras.

Foto: Divulgação/Acervo/SE Palmeiras

Em destaque