Carregando

Buscar

Futebol Stick

Narrador da rádio Grenal chama Lucas Braga, do Santos, de “crioulinho” em partida; Clube se manifesta

Compartilhe

A partida entre Grêmio e Santos, nesta quarta-feira, terminou empatada, mas uma polêmica assombrou o pós-jogo. O narrador Haroldo de Souza, da rádio “Grenal”, referiu-se ao atacante Lucas Braga, do Santos, como “crioulinho”.

Durante uma conversa com o repórter de campo, Haroldo perguntou: “Aquele crioulinho que está lá na ponta esquerda do time do Santos, quem é ele?”. O repórter respondeu, e o narrador seguiu: “Ah, o Lucas Braga que está caído lá. É o moreno, né? Moreno, cidadão de cor, numa boa”.

O Santos emitiu uma nota oficial repudiando a fala do narrador e disse lamentar que termos racistas sejam utilizados, principalmente por um narrador de partida. Confira o comunicado na íntegra:

“O Santos FC não vem por meio desta apenas lamentar ou repudiar os termos racistas utilizados pelo narrador Haroldo de Souza, da Rádio Grenal.

Não cabem mais lamentos ou notas de repúdio sobre racismo em pleno 2021. Cabe ação e mobilização.

O Clube, através de seu Departamento Jurídico, tomará medidas cabíveis, da mesma maneira esperamos uma reação efetiva do veículo de comunicação empregador desse senhor e da própria comunidade que compõe a audiência de tal rádio.

É no silêncio, na omissão, na relativização frente ao preconceito que o racismo cresce silenciosamente e se estabelece de forma estrutural em nossa sociedade.

Basta de tolerância com racismo! Basta!”

Foto: Reprodução/Instagram

João Felix

A empresa MMC, que gerencia a carreira de Lucas Braga, também repudiou o comentário em uma publicação nas redes sociais. 

Em destaque