Carregando

Buscar

Futebol Stick

Vasco encaminha ofício à CBF para que entidade o reconheça como campeão intercontinental de 1953

Compartilhe

O presidente do Vasco, Alexandre Campello e João Ernesto Ferreira, vice de relações especializadas do clube, encaminharam nesta terça-feira (12), um ofício à CBF para que o time carioca seja reconhecido com campeão intercontinental de 1953. O Gigante da Colina conquistou o Torneio Rivadávia Corrêa Meyer, que foi realizado de 7 junho a 4 de julho de 1953, no Brasil. A competição reuniu oito clubes divididos em duas chaves, tendo o Cruz-maltino como campeão.

O Torneio Rivadávia Corrêa Meyer contou com os clubes: Vasco, Botafogo, Fluminense, São Paulo e Corinthians representando o Brasil e Sporting (Portugal), Olímpia (Paraguai) e Hibernian (Escócia) completando os oito participantes, Na final, o Vasco venceu as duas partidas contra o São Paulo: 0x1 e 2×1. Pinga foi o artilheiro com seis gols marcados.

João Felix

“O sucesso da Copa do Mundo de 1950 lançou o Brasil no cenário mundial. E, na esteira daquele Mundial, foram organizados torneios internacionais envolvendo clubes de todo o mundo. Nosso Centro de Memória possui em seu acervo documentos, imagens, artigos, jornais da época, ingressos, divulgação midiática e até mesmo o Regulamento Oficial da disputa, material que comprova a dimensão e a importância do Torneio. Com todo a documentação, encaminhamos à CBF um ofício solicitando que ela encaminhasse à Fifa o nosso pleito”, disse João Ernesto sobre a conquista vascaína.

O Ofício do Vasco para a CBF começa de maneira direta. “O Club de Regatas Vasco da Gama, pelos motivos que se seguem, solicita que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que VSa tão dignamente preside, promova encaminhamento à Fédération Internationale de Football Association (FIFA) no contexto do reconhecimento do Torneio Internacional Rivadávia Corrêa Meyer, de 1953, como Torneio Intercontinental de Clubes”. Com sete páginas, a carta conclui que a CBF já agiu de maneira parecida com a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes de Pedrosa, reconhecendo os vencedores destas competições como campeões brasileiros.

Foto de Capa: Divulgação / Site oficial Vasco da Gama

Tags

Em destaque