Carregando

Buscar

Futebol

Clubes votam e Campeonato Carioca terá nova fórmula de disputa em 2021

Compartilhe

Em uma reunião realizada presencialmente na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) nesta segunda-feira (28), os representantes do clubes cariocas votaram e decidiram que o campeonato estadual de 2021 será disputado no formato de pontos corridos. Antes dividido entre a Taça Guanabara e a Taça Rio e como um sistema de classificação às finais que sofria duras críticas de consumidores e dos próprios times, a Ferj atendeu a demanda e modificou a forma de disputa da competição.

Já válida na próxima edição e em 2022, o campeonato estadual será disputado em turno único por 12 equipes. Serão 11 rodadas iniciais, com todos se enfrentando entre si e, seguindo a fórmula de pontos corridos, as quatro equipes que mais pontuarem fazem as semifinais e os dois vencedores desses confrontos realizam as finais do Campeonato Carioca de 2021. O mata-mata terá jogos de ida e volta.

João Felix

No entanto, a Taça Guanabara e a Taça Rio não foram totalmente extintas. O time que ficar em primeiro na tabela após 11 rodadas de pontos corridos vence simbolicamente a primeiro troféu. Já os clubes que ficarem entre a quinta e oitava colocação disputam um mata-mata particular para faturar o segundo campeonato.

A competição ainda conta com uma fase preliminar, a ser disputada entre 16 de janeiro e 25 de fevereiro em que seis clubes disputam uma vaga para os pontos corridos. Os concorrentes são: Cabofriense, Friburguense, Americano, América-RJ, Nova Iguaçu e Sampaio Corrêa-RJ. 

Os onze clubes já classificados para fase de pontos corridos que tem início previsto para o dia 28 de fevereiro são: Bangu, Boavista, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Macaé, Madureira, Portuguesa-RJ, Resende, Vasco da Gama e Volta Redonda.

Foto: Divulgação/Ferj

Tags

Em destaque