Carregando

Buscar

Futebol

Não sabe onde assistir alguma competição? Guia rápido dos direitos de transmissão do futebol no Brasil

Compartilhe

Atualmente, no Brasil, o futebol está “espalhado” por diversas emissoras de televisão e serviços de streaming. Libertadores e Sul-Americana, por exemplo, ganharam uma nova “casa” em 2020, já a primeira divisão do Brasileirão teve divisões no momento de exibir as partidas. Abaixo, segue a lista dos direitos de transmissão dos principais torneios do Brasil e do mundo.

João Felix

 Todas as competições estão disponíveis no aplicativo 365Scores e você pode acompanhar em tempo real. 

1- Campeonato Brasileiro – Série A

Os direitos das transmissões da Série A do Campeonato Brasileiro estão divididos entre dois grupos: Grupo Globo, que engloba SporTV, ge.globo e Premiere) e Grupo Turner, com a TNT e o EI Plus. 

A Globo possui a maior oferta de jogos. Todas as 20 equipes que disputam o torneio têm contrato de TV aberta com a emissora. Apenas 12 possuem contrato para  TV fechada e 19 para o Premiere (apenas o Athletico Paranaense não firmou acordo). Já a Turner tem apenas vínculo com oito equipes, sendo elas Athletico, Bahia, Ceará, Coritiba, Fortaleza, Internacional, Palmeiras e Santos. 

2- Campeonato Brasileiro – Série B

Os direitos da Série B pertencem ao Grupo Globo, que transmite os jogos dos 20 times na TV aberta, TV fechada e pay-per-view. Diferentemente da elite do futebol brasileiro, todas as equipes assinaram contrato com a mesma emissora, ou seja, todas as partidas são transmitidas.

3 – Campeonato Brasileiro – Série C

Já a terceira divisão tem três frentes, sendo o principal detentor o serviço de streaming DAZN, que transmitiu quatro jogos por rodada na 1ª fase e todos os confrontos a partir da 2ª fase. Em parceria com a plataforma, a Band transmite um jogo por rodada todo sábado, mas apenas para a região Norte e Nordeste do Brasil.

4 – Campeonato Brasileiro – Série D

A Série D é mais espelhada e faz o uso da MP 984, que pode caducar caso não vire lei. A principal detentora é a plataforma MyCujoo, que transmite todas as partidas com imagem no seu site e aplicativo, além do site da CBF.

No entanto, a Band usou a MP e fechou contrato com o ABC de Natal para transmitir todos os jogos da equipe como mandante (apenas para RN e AL). O canal amazonense TV a Crítica  fechou acordo para transmitir os jogos do Nacional e Fast Club. Já times como Afogados e Central pretendem disponibilizar os jogos em plataformas próprias, cobrando o valor de ingressos aos interessados.

5 – Brasileirão Feminino

O Campeonato Brasileiro Feminino é transmitido na televisão pela Band.

6 – Copa do Brasil

As transmissões são de responsabilidade do Grupo Globo, que disponibiliza os jogos em TV aberta (Globo), fechada (SporTV) e Premiere. A CBF vendeu o direito de exibição internacional e transmite alguns duelos pelo seu site, mas só para fora do território nacional.

7 – Libertadores

Os direitos da Libertadores estão bastante divididos. A Globo encerrou o contrato devido às dificuldades causadas pela pandemia de Covid-19. O Grupo Disney segue transmitindo na Fox Sports. Na TV aberta, o novo detentor é o SBT. Na TV fechada, a Conmebol resolveu criar um pay-per-view (Conmebol TV) no valor de R$ 39,90. A opção, no momento, está apenas disponível para clientes da Sky e Claro/Net. Ainda há jogos às quintas-feiras no Facebook.

8 – Sul-Americana

Assim como a Libertadores, a Sul-Americana também teve sua transmissão modificada por conta do coronavírus. O serviço de streaming DAZN abriu mão da competição e o  torneio voltará a passar na televisão, dessa vez sendo exclusivo do pay-per-view Conmebol TV.

9 – Liga dos Campeões

O Grupo Turner segue com o direito das transmissões, que exibe a competição nos canais fechados TNT e Space, além do streaming EI Plus. O Facebook também possui jogos exclusivos em cada rodada.

10 – Liga Europa

A segunda maior competição de clubes da Europa é transmitida pelos canais do grupo Disney, ou seja, ESPN e Fox Sports.

Em destaque