Carregando

Buscar

Futebol

Prateleira de títulos: Confira os técnicos do Campeonato Brasileiro mais vitoriosos

Compartilhe

Um bom resultado é o que leva, no Campeonato Brasileiro, um técnico a permanecer no cargo por mais tempo. A conquista de títulos, inclusive, é o diferencial na hora de procurar um comandante para a equipe.

Na Série A de 2020, alguns colecionam títulos impressionantes, como é o caso de Mano Menezes, técnico do Bahia. Outros, conseguem se manter mais tempo na posição, mesmo entre bons e maus resultados, devido à história e às conquistas, assim como Renato Portaluppi que está à frente do Grêmio desde 2016.

Confira a lista abaixo dos treinadores mais vitoriosos que comandam atualmente clubes da elite do futebol brasileiro e seus respectivos títulos.

João Felix

1º Mano Menezes: O treinador do Bahia é quem mais coleciona troféus na carreira dentre os ativos no Brasileirão. Dos dez títulos, a Copa do Brasil é a competição que o gaúcho mais venceu. Ao todo, são três taças.

2º Guto Ferreira: Apesar de não ser um dos principais treinadores do Brasil, o comandante do Ceará tem um currículo invejável, principalmente quando se trata de times do Nordeste. Conquistou quatro títulos em três equipes diferentes (Ceará, Bahia e Sport) em quatro anos. O mais recente foi com seu atual clube: a Copa do Nordeste de 2020.

3º Cuca: O técnico é um dos mais experientes da lista, tendo carreira no exterior. No entanto, não levanta um troféu desde 2016, quando foi campeão brasileiro com o Palmeiras. Seu maior feito na carreira foi o título inédito da Libertadores com o Atlético-MG, em 2013.

4º Renato Portaluppi: O ídolo gremista é vitorioso dentro e fora dos campos. À frente da equipe gaúcha, coleciona sete títulos, tendo a Copa do Brasil de 2016 e a Libertadores de 2017 como as principais. Venceu a Recopa de 2018 e três estaduais. Além disso, quando treinou o Fluminense, em 2007, foi campeão da Copa do Brasil.

5º Sampaoli: No Brasil há duas temporadas, o argentino conquistou seu primeiro título em solo brasileiro com o Atlético-MG, quando venceu o Campeonato Mineiro em 2020. No entanto, o mais importante de sua carreira é internacional: a Copa América de 2015.

6º Vágner Mancini: Seu título de maior expressão foi a Copa do Brasil de 2005, mas tem no currículo dois baianos com o Vitória, um cearense com o Ceará e um catarinense com a Chapecoense.

7º Enderson Moreira: O atual técnico do Goiás tem uma boa relação com a equipe. Já conquistou o Goiano três vezes e levou o título da Série B de 2012. Em 2017, conseguiu ser campeão e retornar à elite do futebol brasileiro com o América-MG, superando o Internacional.

8º Rogério Ceni: O ex-goleiro não tem a experiência dos demais da lista, mas já é considerado por muitos como o maior treinador do Fortaleza. Já conquistou duas vezes a Copa do Nordeste, um título cearense e também a Série B de 2018. 

9º Jorginho: Apesar de comandar atualmente o Coritiba, seu período vitorioso foi quando treinou o Kashima Antlers, do Japão. Venceu a Copa da Liga Japonesa e também a Copa Suruga. No Brasil, seu maior trabalho foi à frente do Vasco, quando venceu o Carioca de 2016. 

Em destaque