Carregando

Buscar

Futebol Stick

Dia do Flamenguista: Responda o quiz e teste seus conhecimentos sobre a história do Mais Querido!

Compartilhe

Hoje é considerado um dia muito importante na vida de todo torcedor do Flamengo! Desde 2007, essa data é celebrada o Dia do Flamengo. Nós, do 365Scores, reunimos algumas perguntas sobre a história do Mais Querido e queremos testar seus conhecimentos.

Diz aí, se acha um expert em Flamengo? Então resolva esse quiz e veja quantas questões você consegue acertar! Ah, e desejamos a você, torcedor rubro-negro, parabéns pelo seu dia!

João Felix

Gabarito do quiz:

1- O Flamengo foi fundado no bairro com o mesmo nome do clube no dia 17 de novembro de 1895

2- As cores rubro-negras foram instituídas apenas em 1896, pois as antigas (azul e ouro) desbotavam devido ao sol e à salinidade da Baía de Guanabara. 

3 – O dia 28 de outubro é considerado o Dia do Flamenguista por ser dia do padroeiro do clube: São Judas Tadeu. A data se tornou oficial em 2007 no mandado do prefeito César Maia

4 – O Flamengo conquistou o primeiro título no Campeonato Brasileiro em 1º de junho de 1980, quando venceu o Atlético-MG por 3 a 2 no Maracanã.

5 – O último título no torneio nacional do Mais Querido havia sido em 2009, quando Ronaldo Angelim marcou o gol decisivo para o hexa contra o Grêmio, no Maracanã.

6- Os títulos na Libertadores foram em 1981 e 2019. Na primeira conquista, Zico se destacou como artilheiro. Em 2019, a história se repetiu com o desempenho brilhante de Gabigol.

7 – À época, o Flamengo era comandando por Paulo César Carpegiani, ex-jogador que já iniciou a sua carreira de treinador com um título na Libertadores, após ser forçado a se aposentar por causa de uma lesão.

8 – O Flamengo só tem um título internacional conquistado no Maracanã: a Recopa 2020. A vitória foi em cima do Independiente Del Valle. 

9 – Pet marcou o golaço de falta sobre o Vasco aos 43 do segundo tempo e deu alegria aos torcedores presentes com mais uma conquista do Carioca. 

10 – A torcida do Flamengo cantava nas partidas “Obina é melhor que Eto’o” para incentivar o jogador, que virou queridinho dos torcedores.

11 – Hernane Brocador anotou 8 gols e se tornou o artilheiro do Flamengo na conquista da Copa do Brasil de 2013. Já havia sido do Carioca, e terminou o Brasileiro daquele ano como vice-artilheiro, com 16 gols. 

12 – Na última temporada do Brasileirão, o Mais Querido encerrou o campeonato com 90 pontos. Recorde absoluto no torneio de pontos corridos com 20 clubes!

13 – O primeiro jogador do Flamengo a marcar com a camisa da seleção brasileira foi Aníbal Médici Machado, o Candiota! Conhecido como “Rei do Passe”, começou sua carreira no Rio Grande do Sul e depois se transferiu para o Mengão, entrando para a história do clube.

14 – Como diz a música: “Em novembro de 81, botou os ingleses na roda. 3 a 0 no Liverpool ficou marcado na história”.

15 – A Estácio de Sá irá homenagear o Flamengo em 2021, mas não é a primeira vez que o Mais Querido se tornou enredo. Em 1995, a Estácio invadiu a avenida e agitou a Sapucaí com a história do clube, que completava o centenário na época, no samba que é lembrado até hoje!

16 – Júnior é quem mais vestiu o Manto Sagrado: foram 876 jogos.

17 – Atualmente, o maior artilheiro do Flamengo é Pedro com 9 gols, seguido de Éverton Ribeiro e Gabigol (5).

18 – Rondinelli é conhecido como o “Deus da Raça” devido à disposição e garra que atuava no Flamengo.

19 – Ronaldo Angelim foi o autor do “gol do hexa” em 2009. Antes, a partida estava empata em 1 x 1. O Grêmio saiu na frente com Roberson aos 21 minutos e David Braz deixou tudo igual para o Mengão aos 26 minutos do primeiro tempo. No segundo tempo, Angelim mudou o rumo da história e confirmou o título do Brasileiro do Mengão.

20 – Se você marcou a opção “Poeira”, você quase acertou! O refrão que tirava toda a torcida do Mengão do chão é da música “poeira”, porém o nome original da canção é “Sorte Grande”, cantada por Ivete Sangalo. 

Em destaque