Carregando

Buscar

Futebol

Liverpool e Manchester United avançam com Fifa por nova competição continental, diz TV

Compartilhe

No dia do retorno da Liga dos Campeões, uma notícia da emissora inglesa “Sky Sports” de que uma nova competição europeia está prestes a surgir pode abalar as estruturas da Uefa. Depois de ter o Projeto ‘Big Picture’ recusado, Liverpool e Manchester United não desistiram de mudar o futebol. 

Assim sendo, os dois maiores campeões da Inglaterra estão puxando a fila para a criação da “European Premier League”, a Premier League Europeia, torneio que envolveria cerca de 16 a 18 times das principais ligas do velho continente. A injeção inicial seria de cerca de U$ 6 bilhões (R$ 30 bilhões).

O principal objetivo é, acima de tudo, suprir o impacto financeiro provocado nos clubes europeus por conta da pandemia de coronavírus. Bancos ao redor do mundo já teriam acenado para contribuir também no investimento do novo torneio. 

João Felix

A competição já possui aval da Fifa e contaria com cinco times ingleses, visto que são os principais envolvidos no avanço do projeto. Arsenal, Chelsea, Manchester City e Tottenham já deram sinal positivo. O Real Madrid foi um dos arquitetos do projeto quando ele foi criado há mais de um ano e também estaria interessado. Atlético de Madri, Barcelona, Bayern, Juventus e PSG são outros que já teriam sido procurados.

O formato? Todos se enfrentam em turno e returno e, posteriormente, disputam o título em partidas eliminatórias. Assim como as ligas nacionais, também haveriam divisões inferiores para abrigar mais clubes interessados.

A European Premier League chegaria como forte concorrente para a Liga dos Campeões da Uefa. O torneio mais famoso do continente busca mudanças até 2024 para ser mais atrativa. Por isso, há pressa para que a regularização da EPL seja feita a tempo de ela ser iniciada ainda em 2022.

Isso serviria para a Fifa alimentar ainda mais suas competições entre clubes. Vale lembrar que o Mundial de Clubes também tende a ter novo formato nos próximos anos, sendo uma verdadeira Copa do Mundo entre os clubes campeões ao redor do mundo.

Em destaque