Carregando

Buscar

Futebol Stick

Sem Messi nem Cristiano Ronaldo Cristiano Ronaldo: Lewandowski, De Bruyne e Manuel Neuer são os finalistas do prêmio “melhor jogador do ano” da Uefa

Compartilhe

A Uefa divulgou nesta quarta-feira os finalistas do prêmio de melhor jogador europeu da temporada com dois atletas do atual campeão da Liga dos Campeões, Bayern de Munique. Robert Lewandowski e Manuel Neuer vão disputar com Kevin De Bruyne, do Manchester City, a premiação. 

No entanto, o que chamou a atenção foi a ausência de dois grandes nomes na listagem final: Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. É a primeira vez, desde a criação do prêmio, em 2011, que a dupla não está presente entre os finalistas. No último ano, o vencedor foi Virgil van Dijk, do Liverpool.

Enquanto o argentino acabou na quarta colocação com 53 pontos, o português ficou em décimo com 25 pontos. Vice-campeão da Liga dos Campeões, Neymar também ficou a um passo da final, mas acabou empatado com o craque do Barcelona. 

João Felix

A pontuação foi revelada de acordo com o sistema de votação estabelecido pela Uefa. São 80 treinadores dos clubes que participaram da fase de grupos da Liga dos Campeões e Liga Europa, além de 55 jornalistas, um de cada uma das federações da Uefa.

Os membros do júri escolheram seus três primeiros jogadores, com o primeiro recebendo cinco pontos, o segundo três e o terceiro apenas um. Os técnicos, no entanto, não podiam votar em atletas da sua própria equipe.

O critério do julgamento foi o desempenho ao longo da temporada em todas as competições, tanto nacional e internacional, em clubes e seleções. O resultado será divulgado no dia 1º de outubro. 

Veja o top 10 dos finalistas divulgado pela Uefa:

Robert Lewandowski (Bayern de Munique), Manuel Neuer (Bayern de Munique) e Kevin De Bruyne (Manchester City)
4 – Lionel Messi (Barcelona) – 53 pontos
4 – Neymar (Paris Saint-Germain) – 53 pontos
6 – Thomas Müller (Bayern) – 41 pontos
7 – Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain) 39 pontos
8 – Thiago Alcantara (Bayern) – 27 pontos
9 – Joshua Kimmich (Bayern) 26 pontos
10 – Cristiano Ronaldo (Juventus) – 25 pontos

Também foram divulgados os técnicos finalistas do prêmio de treinador do ano. Jürgen Klopp, do Livepool, Hansi Flick, Bayern de Munique, e Julian Nagelsmann, do RB Leipzig, foram os comandantes mais votados. A escolha foi realizada assim como dos jogadores, com um júri de treinadores e jornalistas. 

1 Hansi Flick, Jürgen Klopp e Julian Nagelsmann
4 Thomas Tuchel (Paris Saint-Germain) – 76 votos
5 Gian Piero Gasperini (Atalanta) – 68 votos
6 Julen Lopetegui (Sevilla) – 57 votos
7 Rudi Garcia (Lyon) – 32 votos
8 Zinédine Zidane (Real Madrid) – 25 votos
9 Josep Guardiola (Manchester City) – 11 votos
10 Antonio Conte (Inter) – 9 votos

Em destaque