Carregando

Buscar

Futebol

Estudo aponta recuperação em valores de mercado; Mbappé e Neymar lideram entre os jogadores

Compartilhe

Um estudo feito pela KMPG apontou a valorização de algumas ligas e jogadores no futebol mundo afora. É sabido que a pandemia de coronavírus afetou os cofres de vários clubes. Prova disso é a janela de transferência estar sendo influenciada por conta da falta de verba dos times para fazer contratações de valor mais alto. Entre fevereiro e maio, período em que a Covid-19 esteve em alta, houve uma queda de 17,6% no valor do mercado. No entanto, de maio até agosto, houve uma recuperação de 3,8%.

O levantamento foi realizado pela consultoria KMPG, divulgado nesta terça-feira (1). O estudo leva em consideração mais de 4.500 jogadores de 12 campeonatos nacionais diferentes – 10 da Europa, Brasil e Argentina. O foco é o mercado europeu. Cada valor de mercado estimado é analisado por valores fixos, ou seja, não inclui bônus por performance que podem aumentar o preço de uma venda. Também não são computados valores de clubes recém-promovidos à primeira divisão de seus respectivos países.

O primeiro gráfico apresenta o valor das 10 principais ligas europeias. Em fevereiro, o valor era de cerca de 37,3 bilhões de euros (R$ 176,3 bilhões na cotação da época). Agora, na divulgação do estudo, o montante estimado é de quase 32 bilhões de euros.

João Felix

Em relação aos jogadores, os três melhores avaliados são: Kylian Mbappé e Neymar Jr., do PSG, e Raheem Sterling, do Manchester City, sendo o atacante francês o único com valor superior aos 200 milhões. Lionel Messi, atual melhor do mundo, de saída do Barcelona, é apenas o sétimo no ranking.

Campeão da Liga dos Campeões, o Bayern de Munique não tem nenhum representante no Top 10. No entanto, o jogador que mais teve seu passe valorizado entre maio e agosto foi o lateral-esquerdo canadense, Alphonso Davies. Seu valor cresceu 35 milhões de euros, chegando a um total de 73 milhões. Em contramão, o jogador que mais desvalorizou também estava no Bayern. Philippe Coutinho perdeu 14 milhões de euros em seu valor.

O estudo ainda listou os clubes que mais tiveram seu valor de mercado agregado entre o período de análise. Em primeiro, o Manchester City com 1,1 bilhão de euros. Real Madrid e Liverpool completam o Top 3. Barcelona e Bayern de Munique vem em seguida sem sequer alcançar a marca do bilhão.

Por fim, a KMPG ainda montou uma seleção com os jogadores mais caros de cada posição. O time conta com dois brasileiros e é formado por: Alisson (Liverpool); Alexander-Arnold (Liverpool), De Ligt (Juventus), Van Dijk (Liverpool) e Alpholso Davies (Bayern); De Jong (Barcelona), Saul Niguez (Atlético de Madrid) e De Bruyne (Manchester City); Sancho (Borussia Dortmund), Neymar (PSG) e Mbappé (PSG).

Em destaque