Carregando

Buscar

Futebol Stick

Globo vai à Justiça contra Turner, que não confirma a transmissão dos jogos do Brasileiro

Compartilhe

Faltando dois dias para o início do Campeonato Brasileiro, a Turner, dona dos canais ”TNT”, ”Space” e da rede ”Esporte Interativo”, não confirmou a transmissão de alguns jogos do campeonato, mesmo tendo brecha para isso. A Globo, antes mesmo de qualquer anúncio de transmissão da concorrente, entrou na Justiça para evitar que essas transmissões aconteçam. Entenda o caso:

Durante a pandemia, o presidente Jair Bolsonaro aprovou a Medida Provisória 984, que garante aos clubes mandantes o direito de transmissão de seus jogos. Com isso, a Turner poderia transmitir as partidas dos clubes que possui contrato, quando eles forem mandantes. São eles:

– Athletico
– Santos
– Fortaleza
– Bahia
– Ceará
– Internacional
– Coritiba
– Palmeiras

Antes disso, os canais da empresa norte-americana só poderiam transmitir partidas entre dois times que ela tivesse vínculo. 

Apesar disso, o canal ainda não confirmou a transmissão. De acordo com apuração do ”Uol”, essa era uma medida para evitar uma resposta da judicial antes dos jogos. Entretanto, a Globo já foi à Justiça contra essas possíveis transmissões e soltou uma nota sobre caso:

“A Globo recorreu à justiça para impedir que a Turner exiba partidas de clubes da série A do Brasileirão cujos direitos pertencem à Globo, pois foram negociados há vários anos, com exclusividade, por aqueles clubes com a empresa.

O entendimento da Globo é que a Medida Provisória 984 não pode retroagir para alterar situações estabelecidas em contratos celebrados antes de sua edição, pois são negócios jurídicos perfeitos, protegidos pela Constituição Federal.

A posição da Globo já recebeu declarações de apoio de clubes como Corinthians, Fluminense, Botafogo, Atlético Mineiro, Atlético Goianiense, Goiás e Sport, que foram anexadas à ação. Da mesma forma, como já explicitado em notificação anterior, a Globo respeitará os contratos firmados por terceiros e não exibirá jogos na TV por assinatura em que os clubes que assinaram com a Turner sejam visitantes, ainda que os mandantes tenham cedido seus direitos à Globo para a mesma plataforma.

Como parceira e incentivadora do futebol brasileiro há muitas décadas, a Globo acredita que o futebol só será capaz de vencer seus desafios com planejamento e segurança jurídica para aqueles que investem altas quantias nesse negócio tão importante para o Brasil e para os brasileiros.”

Em destaque