Cristiano Ronaldo vive grande fase desde o retorno do futebol europeu. Foram nove gols no Campeonato Italiano a partir de sua volta, totalizando 30 em toda a competição. Ainda assim, o português é apenas o segundo na briga pela Chuteira de Ouro, atrás do polonês Robert Lewandowski.
Este é um prêmio que visa valorizar o grande artilheiro da temporada europeia. Para manter um formato que consideram justo, os gols marcados pelas oito principais ligas europeias segundo o ranking da Uefa valem dois pontos. Entre o 9º e o 21º campeonatos mais valiosos, cada gol conta 1.5 ponto. Nas demais ligas, a pontuação é o número de gols marcados.
Para a surpresa de poucos, os maiores ganhadores são Messi, com quatro, e Cristiano Ronaldo, com seis conquistas do prêmio. Os uruguaios Diego Forlán e Luís Suárez possuem duas Chuteiras de Ouro cada um.
Veja a lista dessa temporada:
Robert Lewandowski (68 pontos) – 34 gols Ciro Immobile (60 pontos) – 30 gols Cristiano Ronaldo (60 pontos) – 30 gols Timo Werner (56 pontos) – 28 gols Lionel Messi (50 pontos) – 25 gols