Carregando

Buscar

Futebol

Conmebol aprova protocolos e marca início das eliminatórias da Copa 2022

Compartilhe

Em videoconferência realizada nesta sexta-feira, o Conselho da Conmebol aprovou dois documentos importantes para a retomada do futebol no que diz respeito às seleções e às competições continentais: o Protocolo de Recomendações Médicas para Treinamento, Viagens e Competições e o Manual Operacional de Chegadas e Partidas nos Aeroportos. Ambos foram enviados aos associados e aos governos de seus países, visando ao início de competições como a Libertadores, uma preocupação da entidade, e da Copa Sul-Americana.

Mais importante ainda, a Confederação Sul-Americana de Futebol adiantou que as eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, no Catar, começarão em setembro, sem alteração no formato. A seleção brasileira deveria ter feito sua estreia no dia 27 de março, contra a Bolívia, na Arena Pernambuco, mas depois de as duas primeiras rodadas terem sido suspensas, pouco mais de duas semanas antes do início, toda a competição foi adiada por causa da pandemia da Covid-19. Como as eliminatórias são uma competição da Fifa, as novas datas ainda serão divulgadas.

Conmebol dá primeiro passo para volta dos torneios continentais (Reporduçãoi)

Os documentos aprovados na reunião foram elaborados pela Comissão Médica da Conmebol em conjunto com epidemiologistas e representantes dos departamentos médicos de todos os membros da entidade. “É essencial enfrentar a volta do futebol com um documento-chave, com procedimentos e medidas gerais de prevenção que possam ser aplicadas como um denominador comum entre os diferentes associados. Assim, garantiremos a saúde de todos”, disse o presidente da Confederação, Alejandro Domínguez, ao site oficial da Conmebol.

João Felix

Em destaque