O Campeonato Italiano, parado desde o dia 9 de março, já tem data para reinício. Vincenzo Spadafora, ministro do Esporte, anunciou que a competição poderá recomeçar no dia 20 de junho.
A decisão foi tomada em conjunto após uma reunião entre o dirigente, o representante da Federação Italiana de Futebol (FIGC), Gabriele Gravina, e Paolo Dal Pino, responsável pela Série A.
Treino coletivo da Juventus – Foto: Reprodução/Twitter
No entanto, a última rodada antes da paralisação não foi concluída e, por isso, Spadafora irá solicitar ao primeiro-ministro, Giuseppe Conte, a realização antecipada, no dia 13 de junho.
Os confrontos faltantes são: Atalanta e Sassuolo; Inter e Sampdoria; Torino e Parma e Verona e Cagliari. O restante das equipes darão reinício às disputas a partir da data permitida e divulgada.
Caso o pedido seja acatado, O ministro dos Esportes terá que solicitar a assinatura de um decreto especial por Conte, para invalidar o anterior, que proibia eventos esportivos até dia 14.
A confirmação da volta do Campeonato Italiano se deu após o Comitê Técnico Científico (CTS) aprovar um protocolo médico para as partidas. Nele, além de regras semelhantes às impostas para o retorno dos treinamentos em conjunto, existe a cláusula que se um membro da equipe testar positivo para Covid-19, todo o grupo deverá permanecer isolado durante 14 dias no CT.
Outro campeonato que já tem previsão de reinício é a Copa da Itália, interrompida nas semifinais. Dia 13 de junho, com os jogos de volta, foi a data decidida pelas autoridades. A final será realizada dia 17 do mesmo mês. Os quatro times participantes são: Milan, Juventus, Napoli e Inter de Milão.
Atualmente, existem menos de 48.000 casos positivos na Itália, enquanto a maioria das regiões informa menos de 10 casos por dia.