Carregando

Buscar

Futebol

Campeonato Escocês é encerrado, e Celtic conquista nono título seguido

Compartilhe

Em reunião neste domingo, a Federação Escocesa de Futebol (SPFL, sigla para Scottish Professional Football League) e os 12 clubes da primeira divisão consideraram inviável terminar a temporada 2019/2020, paralisada no dia 13 de março em virtude da pandemia da Covid-19. A decisão de encerrar o Campeonato Escocês foi anunciada oficialmente nesta segunda-feira, e o Celtic foi declarado o campeão. É o novo título nacional seguido do clube.

No mesmo evento, ficou combinado que a classificação final seria baseada na média de pontos por jogos disputados, uma vez que havia oito rodadas a serem cumpridas para a maioria dos times. Isso culminou em uma única mudança na tabela: o St Johnstone assumiu a sexta colocação, acima do Hibernian. O Celtic liderava com 13 pontos à frente do segundo colocado, o arquirrival Rangers, que tinha uma partida a mais. O Hearts foi a equipe rebaixada.

O presidente da SPFL, Murdoch MacLennan, afirmou que “não havia opção mais realística do que encerrar a competição”, e o diretor executivo da entidade, Neil Doncaster, reforçou um “ponto de vista claro e unânime. Nosso foco agora é ver como o futebol pode ser retomado com segurança o mais rápido possível. Ninguém deve ter qualquer ilusão, porque será um desafio complicado e difícil retomar o esporte com normalidade.”

Todas as competições na Escócia estavam suspensas até 10 de junho, mas a Uefa havia pedido uma decisão até 25 de maio. Com isso, a SPFL decidiu que a Copa do Escócia começará como previsto, em julho, e a temporada 2020/2021 da principal competição nacional, a partir de 1º de agosto.

Tags

Em destaque