No dia 17 de maio de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tirou a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), ressaltando que o comportamento é um traço da personalidade do indivíduo, não uma doença ou desvio mental ou psicológico. A data acabou se tornando o Dia Internacional contra a Homofobia, e a luta ainda se mostra necessária. Trinta anos depois, ela se estende não apenas a homossexuais, mas a transgêneros, travestis e bissexuais.
E como se trata de um dia de conscientização, não de comemoração, o futebol mais uma vez comprou a briga do “não ao preconceito”. Do Bayern de Munique, que colocou as cores do arco-íris nas bandeiras de escanteio em seu jogo contra o Union Berlin, na volta do Campeonato Alemão, à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), vários outros clubes se uniram na hashtag #DiaInternacionalcontraaHomofobia nas redes sociais. Confira!
E toda forma de amor tem lugar no clube que é a #PaixãoDoPovo. Que nossa tradição de respeito à diversidade seja uma prática diária. pic.twitter.com/Q6Xs79tUd7
— Botafogo Futebol S/A (de 🏠) (@botafogofsa) May 17, 2020
No dia em que relembramos a segunda conquista do Mundo, é mais importante lembrar, primeiro, que não há espaço para qualquer tipo de preconceito em lugar nenhum do planeta. pic.twitter.com/xK7ZcEn1xG
No futebol e na sociedade não existe espaço para o preconceito. No Dia Internacional do Combate À Homofobia, o #TimeDeTodos reforça a luta diária por respeito e igualdade. pic.twitter.com/kCr7MZBaHf
— Fluminense F.C. (de 🏡) (@FluminenseFC) May 17, 2020
No #DiaMundialContraALGBTfobia, reforçamos a nossa luta pela aceitação da diversidade, pela conscientização contra todo tipo de preconceito e pedimos respeito entre todos.
Há 30 anos, no dia 17 de maio de 1990, a OMS deixou de considerar a homossexualidade um transtorno mental. Fundamental na luta contra o preconceito, o marco é hoje lembrado como Dia Internacional contra a Homofobia.
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) May 17, 2020
💙🌎 17 de MAIO O #Londrina é de todos os londrinenses. É de todos os brasileiros e de todos aqueles que carregam #amor para tornar o mundo em que vivemos um lugar cada vez melhor.