Carregando

Buscar

Futebol

Fifa oficializa permissão para cinco substituições por time até o fim do ano

Compartilhe

Agora é oficial. A Fifa divulgou a permissão para que os campeonatos implementem a regra das cinco substituições por equipe em cada partida. A IFAB,  International Board, deu seu aval para a mudança temporária, que será válida até dezembro deste ano. No entanto, não é obrigatória. Cabe aos campeonatos adotá-la ou não.  

A alteração autorizada tem como o objetivo “proteger o bem-estar dos jogadores”, segundo a Fifa. A entidade presidida por Gianni Infantino aceitou implementar a mudança a fim de prevenir lesões nos atletas, que podem sofrer com desgastes físicos com o retorno do futebol. 

Para evitar que as substituições extras impactem no andamento do jogo, as trocas devem acontecer em, no máximo, três paralisações por equipe. Ou seja, ao menos duas substituições duplas por time terão que ser realizadas. Em caso de prorrogação, o número pode chegar a seis e as mudanças que não foram realizadas no tempo normal poderão ser feitas no tempo extra.

O comunicado emitido pela Fifa ainda fala sobre o uso de VAR nas competições, que pode ser usado ou não. Porém, caso os organizadores optem por manter o árbitro de vídeo, será necessário seguir os protocolos adotados pela entidade. 

Tags

Em destaque