Carregando

Buscar

Futebol

Tour das Ligas: Veja a situação dos campeonatos da Europa

Compartilhe

O novo coronavírus causou um impacto mundial e o futebol foi bastante afetado pela pandemia. As ligas foram suspensas e os calendários tiveram que ser readaptados. Alguns países decidiram cancelar a temporada antecipadamente, já outros preferem aguardar um melhor momento para encerrar o ano dentro de campo.

No entanto, as decisões deverão ser informadas a Uefa até 25 de maio, prazo dado pela entidade para seja possível organizar o calendário da Liga Europa e Liga dos Campeões.

Devido ao cenário apresentado, a França decidiu por encerrar a temporada do Campeonato Francês antes do previsto, e o título foi dado ao PSG, que estava na liderança com 68 pontos. Na Holanda, a história foi diferente. A competição foi cancelada, porém não houve um vencedor. 

Entre os países que decidiram concluir as atividades em campo está a Inglaterra. Ainda não há previsão do retorno das partidas, mas os clubes ingleses esperam voltar aos treinamentos em 11 de maio. Caso recebam o aval do governo, os times terão 92 jogos em um período de um mês e meio, e os confrontos acontecerão em apenas dez estádios de forma neutra.

A Espanha também não sabe exatamente quando poderá entrar em campo para realizar as disputas, porém a expectativa é que seja em junho. No entanto, os times já têm a autorização do governo para realizar os treinamentos dentro das condições de higiene impostas. Barcelona, Real Madrid e Atlético de Madrid, por exemplo, testaram os elencos e voltaram com as atividades na última quarta-feira. 

Em entrevista recente, o técnico do Leganés informou que o reinício do Espanhol será dia 20 de junho e a conclusão 26 de julho. Ainda não há declaração oficial da Federação da Espanha. 

James Rodríguez, Messi e Diego Costa foram ao CT para realizar testes – Foto: Getty Images

A Itália, país mais afetado pelo novo coronavírus, ainda não tem data definida para o retorno de todas as atividades. O governo apenas autorizou os treinos individuais. Acredita-se que os treinamentos em conjunto possam acontecer a partir do dia 18 de maio, mas as autoridades irão analisar a situação do país para decidir qual o melhor momento para a retomada do futebol italiano. 

O único campeonato que já tem autorização e data para o retorno é o Alemão. Após reunião com a chanceler Angela Merkel e os 16 ministros do esporte, ficou decidido que os jogos e treinamentos podem voltar a acontecer se seguirem as recomendações da federação. O reinício da temporada será dia 16 de maio e as rodadas acontecerão em três dias: sábado, domingo e segunda. O Bayer é o atual líder, com 55 pontos, enquanto o Borussia Dortmund está no segundo lugar, com 51. 

Tags

Em destaque