Carregando

Buscar

Futebol

Governo da Itália autoriza volta aos treinos de todos os esportes

Federação Italiana de Futebol
Compartilhe

No dia em que inicia seu plano de desconfinamento gradual, ainda diante da pandemia de Covid-19, o governo da Itália liberou também para esta segunda-feira, 4 de maio, o retorno dos treinos em todas as modalidades esportivas individuais e coletivas. As informações são do site “Desporto ao Minuto”. Confira o decreto do Ministério do Interior:

Atletas profissionais ou não, de modalidades coletivas, estão autorizados, tal como todos os cidadãos, a exercitar-se em espaços públicos ou privados, desde que obedecendo às regras de distanciamento social de, pelo menos, dois metros e à interdição de ajuntamentos.

Federação Italiana de Futebol
Ministro italiano ainda põe em dúvida realização do campeonato (Reprodução/figc.it)

A medida é uma mudança em relação ao que o governo havia anunciado no domingo anterior, de que apenas atividades individuais seriam liberadas. Os clubes de futebol, por exemplo, teriam de esperar mais duas semanas, até 18 de maio, para retomar os trabalhos.

Desta forma, os clubes de futebol podem retomar os treinos a partir de segunda-feira, embora obedecendo às medidas preventivas decretadas pelas autoridades governamentais. Apesar do sinal verde, na última quarta-feira o ministro da Juventude e Desporto, Vincenzo Spadafora, demonstrou preocupação em relação ao Campeonato Italiano: “Se não pudermos retomar a competição em condições de segurança, é nossa obrigação parar”.

Em algumas regiões da Itália, o governo local já havia autorizado aos clubes a reabertura dos centros de treinamento, mas apenas para os atletas que quisessem fazer uso das instalações. Ainda assim, em espaços abertos e respeitando o distanciamento social. Com o fim gradual das restrições, a Itália – que contabiliza 209 mil casos e 28.710 mortos, de acordo com o levantamento mais recente – começa, mesmo que lentamente, a voltar ao ritmo normal.

O Campeonato Italiano foi interrompido no dia 9 de março, com a Juventus na liderança com 63 pontos, um a mais que o Lazio. Caso o Calcio seja retomado, um dos duelos da rodada da volta será exatamente entre o líder e o vice-líder.

Tags

Em destaque