Carregando

Buscar

Futebol

Título invicto do Arsenal no Campeonato Inglês completa 16 anos

Compartilhe

Há exatos 16 anos, um time encantava o mundo dominando sem piedade o campeonato nacional mais prestigiado de todos. O Arsenal levantou o troféu sem nenhum revés, algo jamais repetido.

Em sua campanha de 2003-2004, os Gunners terminaram o campeonato com 90 pontos, vencendo 26 partidas e empatando 12 vezes. Foi o suficiente para abrirem uma vantagem surpreendente de 11 pontos sobre o vice-líder, Manchester United.

A receita para o sucesso da equipe estava nas mãos de seu treinador, Arsene Wenger. O técnico introduziu um futebol extremamente veloz, de trocas de passes e infiltrações pelos lados, se aproveitando de um elenco fisicamente muito forte.

Pelas passadas largas e faro de gol do craque francês Thierry Henry, pelas acelerações de Vieira no Meio de campo, e não menos importante, pela marcação feroz do pentacampeão Gilberto Silva.

O time que mais se aproximou do feito nos últimos tempos foi o Liverpool na atual temporada. Porém, no dia 29 de fevereiro deste ano, levou um duro golpe do modesto Watford, foi derrotadao por 3 a 0.

Coincidência ou não, a partir de então o time de Klopp perdeu o ritmo de vitórias e, inclusive, viu o sonho do bicampeonato europeu escapar precocemente, para o Atlético de Madrid.

O time titular do Arsenal era composto por: Jens Lehmann, Lauren Mayer, Sol Campbell, Kolo Touré e Ashley Cole; Gilberto Silva, Patrick Vieira, Fredrik Ljunberg e Robert Pirès; Thierry Henry e Dennis Bergkamp.

Por onde andam os campeões ingleses de 2003-2004

Thierry Henry - Foto: Getty Images

Thierry Henry – Atual técnico do Montreal Impact, da MLS. Passou anteriormente pela comissão técnica da seleção belga e comandou a equipe do Mônaco.


Patrick Vieira – Comanda a equipe do Nice, desde 2018.


Gilberto Silva – Chegou a ser diretor de futebol do Panathinaikos, da Grécia. Hoje mantém negócios em Minas Gerais, mas também é patrono da Street League, liga de caridade no Reino Unido.


Dennis Bergkamp – ex-craque da equipe, mantém uma escolinha de futebol na Holanda. Foi assistente técnico da equipe principal do Ajax de 2011 a 2017.


Freddy Ljunberg – Recentemente foi técnico do Arsenal e atualmente é auxiliar técnico de Arteta.


Edu – O ex-volante foi diretor de futebol do Corinthians, coordenador de seleções da CBF e atualmente dirige o próprio Arsenal.


José Antonio Reyes – Nota triste, recentemente faleceu em um acidente de carro. Era o único atleta em atividade até então.

Tags

Em destaque