Carregando

Buscar

Futebol

Clima de incerteza no rumo da Libertadores e Sul-Americana

Compartilhe

A Conmebol deu algumas indicações sobre o prazo de retorno de seus torneios: Libertadores, Sul-Americana e as eliminatórias para a Copa do Mundo. Em nota divulgada, a entidade define setembro como o mês de retomada dos jogos e mantém a data de 21 de novembro para a final da Libertadores, que será realizada no Maracanã em jogo único.

Não ignorando o cenário global, que se vê paralisado por conta do surto de Covid-19, as confederações não têm clareza no que diz respeito à logística dos jogos e como se darão os transportes diante de fronteiras bloqueadas pelo continente, de acordo com o UOL. Para elas,  o documento enviado não foi no tom adequado e não resolveu todas as dúvidas.

Além disso, a OMS se mantém bastante cautelosa sobre os cuidados a serem tomadas e indica que o retorno às atividades esportivas deve se dar apenas ao fim de 2021. Segundo a publicação, dificilmente todas as confederações irão concordar com as orientações da organização mundial de saúde em estender o prazo sem futebol. 

Há uma preocupação por parte da entidade sul-americana com a
saúde financeira dos clubes e da própria confederação, e uma medida que se mostre razoável tanto para a saúde quanto para os cofres
deverá ser tomada. 

Foto: Getty Images

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA:

A Conmebol celebrou hoje uma reunião por videoconferência com os membros do Conselho e presidentes das distintas Associações Membro, com o objetivo de analisar e realizar seguimento do impacto que a Covid-19 está gerando no desenvolvimento do futebol continental.

Todos os participantes da reunião concordaram que até o dia de hoje a prioridade continua sendo preservar a saúde da grande família do futebol sul-americano e, portanto, dadas as recomendações atuais de organizações internacionais no campo da saúde pública, bem como as indicações de autoridades sanitárias de cada um dos países das Associações Membro, ainda não foi definida uma data para a retomada da Conmebol Sul-Americana e da Conmebol Libertadores 2020.

Na reunião também foi destacada a determinação da Confederação de
finalizar esta edição 2020 de ambos os torneios. Quanto às Eliminatórias FIFA para o Mundial Catar 2022, é uma competição da FIFA e, portanto, cabe a mais alta entidade do futebol mundial estabelecer a data de celebração dessa competição classificatória. Até o momento, a data fixada por este organismo para sua celebração é de 4 a 8 de setembro de 2020, no formato previamente estabelecido.

Os membros do Conselho, juntamente com o Presidente Alejandro Domínguez, confirmaram novamente a celebração da próxima edição da Conmebol Copa América em junho e julho de 2021, conforme anunciado pela Confederação nas últimas semanas.

Tags

Em destaque