Carregando

Buscar

Futebol

São Januário completa 93 anos! Veja curiosidades do estádio

Compartilhe

Um dos estádios mais importantes do futebol brasileiro faz aniversário hoje. Relembre fatos curiosos da colina:

1 – Veio do povo

Em 1925, um grupo de sócios comprou o terreno. Com a ajuda de seus torcedores, que contribuíram com a obra e com materiais, o Vasco erguia São Januário dos braços de seu povo.

2 – Já foi o maior da América Latina

Assim que foi construído, em 1927, São Januário se tornou o maior estádio da América Latina. Em 1938, La Bombonera foi inaugurada e São Januário passou apenas a ser o maior do Brasil. Depois de 1940, com a inauguração do Pacaembu, passou a ser apenas o maior do Rio de Janeiro. Com a inauguração do Maracanã, em 1950, São Januário perdeu o posto, mas continua sendo o maior estádio de um clube na capital carioca.

3 – Discursos de Vargas

O Presidente Getúlio Vargas usou a colina histórica muitas vezes para fazer seus comunicados ao povo. O mais famoso deles foi o decreto das leis trabalhistas.

4 – São Januário e Maracanã

Ver essa foto no Instagram

Juntos Somos Mais Fortes. #SulAmericana

Uma publicação compartilhada por Vasco (@vascodagama) em

A torcida do Vasco costuma brincar que São Januário é a sua verdadeira casa, já o Maracanã ocupa o lugar de ‘salão de festas’.

5 – Roberto Dinamite e Romário

Os dois artilheiros tem uma marca curiosa no estádio. Dinamite, além de maior artilheiro do Campeonato Brasileiro e Carioca, também é o maior artilheiro de São Januário, com 184 gols. Romário, por sua vez, fez o seu milésimo gol no caldeirão, em 2007.

Tags

Em destaque