Carregando

Buscar

Futebol

Copa de 70: Relembre o tri-mundial da Seleção

Compartilhe

A seleção brasileira conquistou em 1970 no México a sua terceira Copa do Mundo. Foi um time que encantou o país e marcou a despedida de Pelé das Copas.

O Brasil estava em um grupo com Inglaterra, Romênia e Tchecoslováquia. O time canarinho ganhou de todos os adversários e avançou para as quartas de final para enfrentar o Peru. 

Derrotou o time peruano e o Uruguai na semifinal. A final foi contra a Itália, vencida por 4 a 1.

Ganhar a Copa também foi importante politicamente para o governo na época. O país vivia a ditadura e era interessante manter a população satisfeita ou distraída com o futebol.

A Copa também teve polêmicas, a principal delas foi entre Jairzinho e Pelé. O ‘Furacão’, que marcou gols em todos os jogos, foi eleito o melhor jogador da competição, mas a mídia, segundo ele, não dá o devido reconhecimento.

”A imprensa brasileira é culpada disso. Eu não. Eu joguei tanto ou melhor que o Pelé em 1970. Tanto que a imprensa mundial me elegeu o jogador da Copa de 70. Então não sei o que dizer. É a imprensa daqui que fala que o Pelé é o Pelé”.

Esse título também foi um marco importante por ter sido a primeira Copa transmitida ao vivo e a cores no país e por ter colocado a Seleção como a mais vitoriosa do planeta, com três títulos mundiais na época. Em 1990 a Alemanha igualou esse feito, mas em 1994 o Brasil passou a frente de novo e até hoje é considerado o ”país do futebol”.

Tags

Em destaque