Carregando

Buscar

Futebol Top Players Top Teams

Eles mudaram o jogo: Os times históricos do futebol europeu

Compartilhe

Enquanto o mundo esportivo está parado há mais de um mês sem os principais jogos devido à pandemia do coronavírus, nos resta olhar para o passado. Ao longo da história, algumas equipes mudaram o jeito de jogar futebol e revolucionaram o esporte. Abaixo, algumas dos times europeus que marcaram suas gerações:

1 Ajax (1965-1971)

img
Photo Credit: Acervo/Ajax

O Ajax era um fenômeno sem precedente. Futebol emocionante, intenso e apaixonante, tudo graças ao seu lendário treinador: Rinus Michels. Michels é o cara que inventou o Futebol Total, o esquema de jogo que fundou o famoso “Carrossel Holandês”. Com ênfase em manter a posse, um jogo de alta pressão, habilidade técnica e mudanças constantes de posições. O Ajax de Michels venceu três Ligas dos Campeões nos últimos anos. Seu estilo de jogo inspirou Cruyff, van Gaal e muitos outros treinadores de renome.

2 Liverpool (1973-1984)

img
Photo Credit: Acervo/Liverpool

No final dos anos 70, o Liverpool era o melhor time do mundo. Bob Paisley, conhecido como o maior técnico da história do clube, teve uma participação significativa nesse sucesso. Vencer três Liga dos Campeões nesta época, além de vários títulos na Inglaterra, com um futebol agressivo e intenso, fez dos Reds um time atraente para assistir.

3 Milan (1987-1991)

img
Photo Credit: Acerco/AC Milan

O futebol pode ser classificado em antes e depois do Milan de Arrigo Sacchi. O estrategista, que levou o famoso estilo defensivo italiano para outro nível, fez do Milan a melhor equipe do mundo. A maneira como a defesa permanecia na mesma linha caracterizou a invenção da estratégia da “linha de impedimento”, que mudaria para sempre a maneira do time se defender no futebol mundial.

A final da Liga dos Campeões de 1999 foi provavelmente um dos jogos mais famosos da história do futebol, quando o Manchester United virou de maneira espetacular na prorrogação contra o Bayern de Munique. Mas, na verdade, era apenas a ponta de uma grande dinastia que Sir Alex Ferguson estava construindo em Old Trafford. O United, sob seu comando, tinha um domínio completo do jogo como poucas vezes foi visto no esporte, tendo ultrapassado o Liverpool no ranking de títulos ingleses ao final da passagem de seu treinador.

5 Barcelona (2008-2012)

Foi uma verdadeira magia. O Barcelona, de Pep Guardiola, a equipe que inspirou milhões a se apaixonar pelo futebol e bilhões a amá-lo ainda mais. O estilo tiki-taka e as sofisticadas jogadas de ataque eram o futuro. É verdade que Pep continuou a estrada pavimentada por Frank Rijkaard, mas o que ele fez com o trio de Xavi, Andres Iniesta e Lionel Messi foi, provavelmente, a parceria de futebol mais perfeita desde os anos 2000. Talvez o melhor de sempre. Os títulos da Liga dos Campeões e do Campeonato Espanhol são apenas a cereja no topo dessa equipe brilhante, que foi o resultado da combinação entre alguns dos melhores jogadores da história e um excelente treinador.

6 Real Madrid (2016-2018)

img
Photo Credit: Getty Images

Para muitos, o maior Real Madrid de todos os tempos. Com o melhor jogador da história do clube e também com o maior treinador da história. Zidane, um gênio dentro de campo, já havia ganhado a Liga dos Campeões como jogador, mas foi como técnico que o francês revolucionou a história do maior time do mundo. Junto com Cristiano Ronaldo, os merengues conquistaram três Liga dos Campeões seguidas e mostraram a todos que eram capazes de se reinventar a cada ano para se manterem no topo.

Tags

Em destaque