As Olimpíadas e as Paralimpíadas de Tóquio já têm uma nova data definida. Os Jogos Olímpicos, que ocorreriam no meio desta ano e foram adiados por conta do Covid-19, foram confirmados para serem realizados entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021 na capital japonesa. Já os Jogos Paralímpicos serão entre os dias 24 de agosto e 5 de setembro.
O anúncio ocorreu após acordo entre o Comitê Olímpico Internacional, o Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio e os governos de Tóquio e do Japão. A nova data cumpre a promessa do COI, que desejava que os Jogos adiados ocorressem até o verão de 2021.
Com este anúncio, estou confiante de que, trabalhando em conjunto com o Comitê Organizador de Tóquio 2020, o Governo Metropolitano de Tóquio, o Governo Japonês e todas as nossas partes interessadas, podemos superar esse desafio sem precedentes. Atualmente, a humanidade se encontra em um túnel escuro. Estes Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 podem ser uma luz no fim deste túnel.
Porém o orçamento de todos os Jogos serão revistos, assim como o contrato com sedes esportivas e também os ingressos daqueles que já haviam adquirido e não querem ou não poderão ir aos Jogos no próximo ano. A competição seguirá sendo chamada de Tóquio-2020, mesmo sendo realizada em 2021, e a chama olímpica, já acesa na Grécia, ficará no Japão.
Após o comunicado, alguns atletas olímpicos e paralímpicos se manifestaram em suas redes sociais, aprovando a decisão tomada pelo COI.
Japão, te vejo em 2021! Obrigado COI pela sábia e sensata decisão. Fico mais tranquilo e motivado para participar destes Jogos em Tóquio! 🎌#tóquio2021pic.twitter.com/9GEYeiFjoV